Páginas

segunda-feira, abril 02, 2012

Livro da Semana: O pagador de promessas - Dias Gomes



O livro relata a chegada de um homem simples, junto a sua mulher a igreja de Santa Barbara. Ele faz o trajeto de sete léguas a pé até a cidade, com uma cruz sobre os ombros para a pagar uma promessa e sua mulher o 
acompanha. Zé - do burro, como fica conhecido, fez a tal promessa para salvar seu amigo (um burro). Havia prometido dar metade de suas terras para pessoas mais necessitadas e ir apé até a igreja de Santa Barbara e colocar a cruz dentro da igreja.

Ao longo da história, acompanhamos a luta e o sofrimento de Zé, que por ter feito a promessa a Iansã, isso na religião do candomblé, mas pedindo a Santa Baraba da religião católica, pois Iansã e Santa Barbara, são a mesma divindade (de certo modo). Entretanto, nem o padre, nem o monsenhor, aceitam isso e não deixam ele entrar.

Algumas das pessoas que cercam o pobre Zé, estão ali por puro interesse: 
Galego vê publicidade, afinal sua banca fica do outro lado da rua e toda história ocorre na praça em frente a igreja, no dia da festa de Santa Barbara/ Iansã. O reporter, vê em Zé, a possibilidade de fazer  o jornal ter mais lucratividade, digamos assim. Bonitão, leva a esposa de Zé a um hotel com segundas intenções e ela acaba cometendo o adultério.

Por fim, ele morre com um tiro ( a policia vai atras dele pra prende-lo, pois estaria "perturbando" ou algo assim) e entra na igreja deitado sobre cruz, os capoeiristas o carregam. 

Sendo assim, fica bem clara a discriminação sofrida por Zé, por não ter conseguido entrar na igreja e pago a sua promessa dignamente.

Um resumo melhor aqui.

Um comentário: